ACOMPANHE NAS REDES:

Notícias

Eduardo cita violência no AM ao defender fundos da segurança pública

Foto: Vagner Carvalho

Eduardo cita violência no AM ao defender fundos da segurança pública
12/02/2020
 
 
 
O senador Eduardo Braga (MDB/AM) destacou, nesta quarta-feira (12/02), a desesperadora onda de violência que tem tomado o Amazonas, especialmente a capital Manaus, como um exemplo da necessidade de ações e recursos para a segurança pública. Aos integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, ele defendeu a manutenção do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) na Proposta de Emenda à Constituição 187/2019, a PEC dos Fundos. 
 
 
A ideia do senador, formalizada por meio de emenda, preservaria os fundos destinados à segurança pública entre os 248 existentes que o Palácio do Planalto e a equipe econômica pretendem extinguir por meio dessa PEC. A medida governista permitiria a desvinculação de mais de R$ 200 bilhões, hoje mantidos nos fundos, e possibilitaria, por exemplo, a amortização da dívida pública da União, entre outras finalidades. 
 
 
“Uma das emendas que apresentei à PEC dos Fundos coloca a segurança pública entre as excepcionalidades”, disse o parlamentar, que detalhou a agonia dos cidadãos amazonenses diante da escalada da violência, motivada, especialmente, pelo tráfico de drogas. “Essa questão já chegou ao seu limite. As pessoas no meu Estado têm medo de sair às ruas. São realizados verdadeiros festejos à base de tiroteio de fuzil e foguetório em Manaus”, acrescentou. 
 
 
Eduardo chamou atenção, ainda, para a série de crimes violentos registrados desde o começo do ano. “Em janeiro, o Amazonas se surpreendeu com 117 homicídios violentos, numa guerra entre bandidos. No mês seguinte, já foram mais de 30 amazonenses assassinados. ”
 

Pobreza – Eduardo sugeriu também, por meio de emenda à PEC dos Fundos, que os recursos provenientes dos fundos extintos sejam aplicados em programas de erradicação da pobreza e em obras de infraestrutura que tenham como objetivo a reconstrução nacional. A sugestão foi acatada pelo relator da proposta, senador Otto Alencar (PSD/BA). 
 

Assessoria de imprensa
 

Destaques

Coligação União Pelo Amazonas - PMDB • PR • Solidariedade • PCdoB • PTB • PSDC