ACOMPANHE NAS REDES:

SISTEMA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Eduardo Braga consolidou um sistema de Ciência e Tecnologia consistente, moderno e arrojado, que inclui as principais instituições que atuam na região, como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa); Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA); Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT-AM); Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, além de 14 institutos de ensino superior e cinco universidades privadas. Com a criação da SECT, em 2003, o Estado consolidou diversos programas e ações científicas de impacto social visando, essencialmente, à interiorização do conhecimento científico, por meio da implantação de estruturas e de tecnologias sociais acessíveis a todos.   

Desde o início do primeiro mandato, em janeiro de 2003, Eduardo Braga investiu cerca de R$ 750 milhões em ensino superior, pesquisa avançada, inovações tecnológicas dirigidas à inclusão social, geração de renda e empregabilidade, com perspectivas reais de cidadania para as populações interioranas. A SECT e os órgãos da administração estadual vinculados, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), têm como principal objetivo ampliar a geração de conhecimentos científicos e tecnológicos, assim como sua aplicação no interesse do desenvolvimento econômico e social do Estado, gerando alternativas eficazes para a promoção de desenvolvimento sustentável, humano e solidário.  Não por acaso, neste período o Amazonas formou mais mestres e doutores do que em toda a história passada do Estado.

A UEA tem a missão de construir e implantar programas de Ciência e Tecnologia integrados aos ambientes e às culturas regionais, em forma sustentada. A Fapeam tem o desafio de promover a Ciência e Tecnologia de forma sustentável, respeitando a pluralidade cultural, investindo em pesquisa básica, pesquisa aplicada, desenvolvimento experimental e inovação. Esta instituição amazonense mantém convênios com o governo federal por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Cetam tem a missão de promover a Educação Profissional no âmbito estadual, nos níveis básico, técnico e tecnológico, como instrumento de cidadania para gerar ocupação e renda, em articulação com os programas de governo estadual.

Destaques

Coligação União Pelo Amazonas - PMDB • PR • Solidariedade • PCdoB • PTB • PSDC